quinta-feira, 4 de novembro de 2010

sobre ser nordestino e coisa e tal

O que eu não entendo sobre a xenofobia/racismo/preconceito, o que seja, contra os nordestinos é a lógica utilizada. O estopim foi a eleição de Dilma, ok. E dizem que os nordestinos elegeram Dilma porque ela vai continuar "sustentando" o bando de preguiçosos e bêbados que não gostade trabalhar aqui no Nordeste. Certo, vou tentar seguir a lógica. E quem reclama, naturalmente, deve ter votado em Serra, e por isto ficou tão revoltado.

Mas vem cá, se Serra fosse eleito, o que esperavam que ele fosse fazer? Acabar com o Bolsa Família? Transformar São Paulo em um país? E depois, ainda por cima, entrar em guerra com o Nordeste?

E é isto que me preocupa nesta onda de preconceito: o motivo vazio e estúpido. Claro que o preconceito é preconceito por algum motivo vazio e estúpido, eu sei, eu sei. Mas é que em nenhum grau faz sentido, entende?

Longe de mim começar a defender um partido político. Mas defendo sim o Bolsa Família, quem quer que tenha criado ele. E não apenas como ação assistencialista (e por isto ele já bastava), mas como medida econômica, que injetou dinheiro no país e permitiu que a classe média, tão necessária para o equilíbrio de uma nação, e que não recebe a Bolsa Família diretamente, sentisse o efeito deste crescimento e se fortalecesse. Em qualquer país "desenvolvido" há uma política pública de assistência financeira a quem precisa. A diferença é que no nosso país mais gente precisa.

Não me sinto ofendida com os ataques ao Nordeste. E não tenho orgulho de ser nordestina. Gosto de onde nasci, não tenho problema nenhum em ter nascido aqui, e não me vejo diferente de quem nasceu em São Paulo ou em Pequim. Tenho mais é vergonha de quem, como eu, é brasileiro. Vergonhinha alheia, sabe?

É que o problema da classe média é que pode ter chegado dinheiro nela. Acesso, lazer, eletrodomésticos. Mas o que ainda não chegou foi educação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nao consigo conceber estes ataques. Sao absurdos e vergonhosos para Sao Paulo.

Sonia Matos.

Lara Mello disse...

Lara..Não tem o link para seguir..Quando colocar me avisa, tá..Bju!

Lara disse...

Como não? E como é que coloca isso, gente?

Anônimo disse...

No meu achismo, penso que são poucos os preconceituosos por ideal. A maioria, me parece, está motivada politicamente só pra arranjar motivos e questionar a Dilma. Mais algo como " hey, tucanos, precisamos manter alguma discussão contra a Dilma e o PT, não importa qual seja, mas temos que manter algo".