quinta-feira, 28 de outubro de 2010

sobre viajar o mundo






Tive a oportunidade fazer um mochilão pela Europa no inverno (de lá) 2008/9. Um mês de comida barata, hospedagem barata, dormindo em trem para economizar hospedagem, e andando muito (em um mês devo ter pegado metrô, não sei, 5 vezes). Fiz uma listinha mental de meus momentos favoritos.

A Guernica, no Reina Sofia, em Madrid: chorei quando vi o quadro. Juro.

A Torre Eiffel, em Paris: é tão maior do que eu imaginava.

Crepes, no Quartier Latin, em Paris: principalmente os de Nutella.

Um esquilo, no Hyde Park, em Londres: nunca tinha visto um, é a criatura mais fofa do universo.

Um dia em Amstedã: em que tudo estava tão colorido, musical e não perguntem porque.

Passeio na neve, em Berlin: o melhor city walking tour da história.

Smífara, em Praga: nosso dialeto local.

Lisbon Lounge Hostel, em Lisboa: com certeza, um dos melhores hostels da Europa.

Giorgio Armani, em Milão: juro que o vi a 1 metro de mim.

Cassino, em Mônaco: sem dinheiro, mas tudo bem.

Festa em Roma: tenho fotos comprometedoras até hoje.

Quase tudo em Barcelona: me apaixonei pela cidade, fazer o que?

A verdade é que viajar é a melhor coisa do mundo. Mesmo quando não é bom. Não consigo pensar mal nem dos piores dias da minha viagem. Nem de quando fiquei presa por horas, na neve, em uma estação de esqui em Granada (e nem tinha ido esquiar), nem de quando eu e Monique quase fomos assaltadas/estupradas/espancadas em Pisa, nem de quando eu briguei com um ladrão que tinha roubado nossa bolsinha de maquiagem em Barcelona. Nem mesmo no Natal, quando ficamos perdidas na rua, sem dinheiro, sem transporte, e tivemos que andar 40 minutos no frio para chegar em casa. A única coisa que me dá, quando eu lembro, é vontade de viver tudo de novo.

E não me julguem pelos meus momentos favoritos idiotas. Foi realmente lindo ver um esquilo, tá? Ele está aí em cima, na foto, com Monique, minha companheira de viagem.

Um comentário:

Monique disse...

Que saudade. Fiquei com olhos mareados, sério.