domingo, 24 de outubro de 2010

#legalnotransito

O trânsito de Salvador é caótico. Péssima estrutura, asfalto esburacado e uma frota absurda por questões de segurança e transporte público. Mas o que tem mais me irritado no dia a dia de engarrafamentos não são as questões que, ao menos em parte, não podemos controlar - e sim a "parte" de cada um.

A verdade é que os soteropolitanos são muito mal educados. E me sinto no direito de não me incluir no bolo: há mais ou menos um ano comecei a me policiar (muito) para ser mais simpática, cidadã e cortês. Já me peguei parando na faixa de pedestre mesmo sem ninguém querendo atravessar.

A minha revolta é que quanto mais educada eu fico, mais buzina recebo. Não é que as pessoas são desleixadas (não param por falta de hábito), mas realmente mal educadas. Cito alguns exemplos.

1. Choveu horrores semana passada. E, aqui, quando chove, para tudo. Em um desses engarrafamentos, em que não faz diferença se o sinal está aberto ou fechado, parei na faixa com o sinal verde para um pedestre passar (na chuva!). Não deu outra: o carro do fundo não parou de buzinar até eu andar.

2. Estava no sinal vermelho, em um cruzamento, no Rio Vermelho. O sinal abriu, mas se eu andasse, iria fechar o cruzamento, porque estava tudo engarrafado do outro lado. E lá vai o carro do fundo não apenas buzinar, como também fazer gestos grosseiros com a mão. Nada educado para uma mulher. A mal educada trocou de faixa, passou no sinal e, não deu outra, fechou o cruzamento.

3. Hoje, chegando na Doces Sonhos, não tinha vaga. Um carro que estava sendo fechado por outro queria sair. Parei, dei sinal, esperei que os dois carros saíssem. Ia esperar que o que estava fechando o que saiu estacionasse novamente para estacionar quando, um Gol, saindo de lugar nenhum, passou na frente de nós dois e estacionou. Fiquei tão irritada que, quando passei pelo magricela que dirigia o Gol, resmunguei um "gente mal educada" (no que ele, ainda mais mal educado, deu um berro de "ooooooxi").

São três exemplos que me irritaram muito nas duas últimas semanas, mas o problema é diário. Ninguém dá sinal, e quando dá, ninguém dá passagem. Todo mundo fica trocando de faixa no engarrafamento, causando ainda mais engarrafamento, em total desconhecimento à lei de Murphy. Buzinas aleatórias, fechadas, furadas homéricas de fila.

O que eu não entendo é como os soteropolitanos já possuem um certo pudor social para furar filas, reclamar em voz alta, dar dedo na sua cara, mas acham que estas são atitudes socialmente aceitas no trânsito. É porque o vidro é fumê e ninguém pode ver quem você é? Talvez a solução seja colocar um cabeção destes bonecos de Olinda gigante em cima de cada carro, para que pudéssemos identificar o motorista de cada carro e inibir a falta de educação que causa metade do engarrafamento da cidade.

Fiquei revoltada, viu?

Um comentário:

Anônimo disse...

ixi, as pessoas são muito mal educadas aqui em Salvador mesmo. adoram uma buzina!!!!!

fafi