sábado, 18 de setembro de 2010

world car free day


Então, dia 22, quarta-feira, é o Dia Mundial Sem Carros.

Tive que pesquisar sobre o assunto por questões de trabalho, e acabei me achando a pessoa mais egoísta do mundo. O objetivo do dia 22 é, imediatamente, fazer com que as pessoas sintam o gostinho (e o cheirinho) do que seria a cidade se houvesse menos carros em circulação e, a longo prazo, fomentar comunidades em que casa, trabalho e serviços úteis estejam mais próximos, facilitando a locomoção de formas alternativas, como transportes públicos, bicicletas e, claro, a pé. Com isto, almeja-se:

1. Menos engarrafamentos.

2. Ar mais limpo.

3. Menos poluição sonora.

4. Menos acidentes envolvendo veículos, como batidas e atropelamentos.

5. Ruas mais seguras, já que mais movimentadas.

6. Mais saúde, pelo ar mais limpo e pelo exercício diário.

7. Que as pessoas cobrem mais das prefeituras a construção de ciclovias e a melhoria dos transportes públicos.

8. Uma cidade com mais qualidade de vida.

9. Um mundo melhor. Ó.

É claro que é ridículo pensar que as pessoas vão adotar a ideia do Dia Mundial Sem Carros em Salvador, pelo menos por agora. E, por um lado, eu até entendo. O clima, o transporte público, a segurança... Os argumentos são válidos. Por outro lado, sinceramente?, acho egoísmo não aderir ao dia. É só um dia, gente. Um diazinho. E ao perceber que não é o fim do mundo, pode modificar pequenas atitudes, como respeitar mais os ciclistas e os pedestres, ir andando quando a distância for curtinha e estiver de dia, pegar mais carona... Pode usar a criatividade.

Eu, por exemplo, já coloquei na minha cabeça que, pelo menos uma vez por semana, venho trabalhar sem carro.

E para os pessimistas: Bogotá (sim, Bogotá) é o grande exemplo mundial de sucesso da iniciativa. Mais do que qualquer cidade da Europa, onde o projeto começou há uns 10 anos.

Alguém quer me dar uma bicicleta de presente?

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou nessa .... vai demorar para chegar no trabalho, mas chegarei!
Jane Thomazini