quinta-feira, 18 de março de 2010

churchill


"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm". Se tem uma pessoa que eu admiro só pelas frases que disse e escreveu na vida é Winston Churchill. Estou ensaindo ler a autobiografia dele (dois livros enormes, já na versão editada. A original era quatro vezes maior) há um tempão, e nunca tomo coragem. Pensei seriamente em procurar um livro só de quotations dele, quando me deparo com: "It is a good thing for an uneducated man to read books of quotations". Criei um apego tão grande.

Nada, porém, supera um clássico, que parece piada da Seleções, mas foi real. Nancy Astor, primeira mulher a se tornar membro do parlamento inglês, em um jantar no qual estava também Churchill, em meio a algum debate que desconheço, disse a ele: "If I were your wife, I would put poison in you coffee", no que ouviu de resposta: "And if I were your husband, I would drink it".

Um comentário:

@willard_captain disse...

Você se refere às memórias da 2ª Guerra Mundial? Se for, antes da versão duplamente condensada, tem uma outra, de 1000 e poucas páginas, que também é condensada, mas um pouco menos. Sugiro pra você começar, se se interessou pelo Winston, uma biografia concisa mas muito bem escrita que saiu pela Nova Fronteira: http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/583517

Depois, procure algumas coisas do Lukacs, como "Churchill X Hitler" e um livrinho curto sobre o discurso que talvez seja o mais famoso dele, o do "Blood, Toil, Sweat & Tears". Tem um livro interessante chamado "Natal em Washington" que trata da visita dele aos EUA antes do Roosevelt resolver entrar na guerra. Eu diria que não sou apenas admirador, mas devoto do Churchill, grande cara.